São Paulo e Corinthians não são Rivais!

Desde os primórdios de nosso futebol é comum que clubes da mesma cidade ou clubes de tamanhos semelhantes sejam chamados de rivais.


Escrevo esse post, pois desde que me entendo por torcedor me dizem que um clube chamado Corinthians que se localiza na cidade de São Paulo, em endereço não definido, pois apenas se designa Av Marginal sem número, seria um RIVAL de minha agremiação favorita o São Paulo Futebol Clube.


Mas me chama a atenção à definição da palavra Rival em nosso dicionário:


Rival: Que tem méritos proximamente iguais aos de outrem.


Diante de uma definição como essa não seria inteligente da minha parte continuar a acreditar que o clube localizado à Avenida Marginal seria, um clube que pudéssemos chamar de rival ao São Paulo Futebol Clube e explico o porque disso.


Pois em nenhum quesito da esfera esportiva, o centenário clube se iguala ao atual Hexacampeão Nacional de Futebol.


Exemplos não faltam para essa comparação: Estádio próprio, Estrutura profissional para atletas de futebol, Centro de Treinamento, históricos financeiros, e o mais importante quesito, títulos conquistados.


O Clube do Morumbi tem sua história pautada em conquistas Intercontinentais, reconhecimento de autoridades do esporte como um centro de referência e excelência no tratamento e aprimoramento de atletas profissionais, conquistas dos campeonatos e torneios mais importantes do planeta, e que continua em um vertiginoso crescimento de sua estrutura e principalmente de seus torcedores e associados. Exemplos de rivalidade que podemos citar: Barcelona e Real Madrid (ESP), Manchester United e Liverpool (ING).


O Clube da Marginal sem número tem sua história pautada em conquistas de torneios e campeonatos de pouca expressão, de âmbito regional, onde tem grande destaque e competência, tem uma precária estrutura para a prática de treinamentos e recuperação de atletas profissionais, não tem um estádio próprio para mandar seus jogos e acolher seus torcedores, que invariavelmente estão envolvidos em conflitos com torcedores de outros clubes nas proximidades de estádios, causando distúrbios e prejuízo à população de um modo geral. Lembro que o clube está próximo de completar 100 anos e luta desesperadamente para se organizar e tenta conquistar um titulo além das suas fronteiras regionais, essa luta já está próxima de tornar-se centenária. Exemplos de rivalidade que podemos citar: Barueri (SP), que também usa um estádio alugado pela prefeitura, Internacional de Limeira, São Caetano e Bragantino que também conquistaram campeonatos regionais de pouca expressão.


Bom para terminar, a definição deixa bem claro que para serem considerados rivais, no caso de clubes de futebol, tem que se haver um mínimo de igualdade entre os citados, o que certamente não é o caso de São Paulo Futebol Clube e Corinthians Paulista.


Quem sabe daqui alguns anos com muito esforço, organização e títulos de relevância será possível considerar o Corinthians um rival à altura do time que é Hexacampeão Brasileiro, Tricampeão Mundial e que terá seu estádio como sede do jogo de abertura da Copa do mundo de 2014, falta muito ainda...Mas os próximos 100 anos prometem!


9 comentários

André (Deco) disse...

hahahah!! Se vc deixar, publico na Integra no meu Blog do Activo!!! rsrs

Anônimo disse...

Tres titulos mundiais aonde???

Voce chama de titulo mundial quela copa do jipe que se disputava lá no japão. Um campeonato organizado sabe-se lá por quem, e com apenas duas equipes pode mesmo ser chamado de mundial?

Então, ano que vem é ano de copa do mundo, e vamos então desconsiderar as eliminatórias e apenas Brasil e Itália irão disputá-la, em um unico jogo... com certeza vai ser a maior copa do mundo de todos os tempos...


Babaca....

Unknown disse...

Anônimo..Anônimo..querido Anônimo. Quando vc aplicar algum tipo de retórica obstrutiva, deve primeiramente se basear em fatos. Explico: A explicação sobre a palavra "Rival" esta correta, e a sua aplicação na explicação foi perfeitamente aplicada ao texto em um contexto perfeito.Como um legítimo Corinthiano, voce pode não ter entendido algumas, ou a maioria das palavras descritas aqui, mas um bom dicionário pode te ajudar. Sabe o que é dicionário, certo? Uma pergunta, se a Copa dpo Jipe é tão sem expressão assim, por que somente o ganhador do torneio das americas e o ganhador da europa pode participar? E porque o Time da marginal, sempre sonha com isso? Respire..pense..sei que é dificil..e reflita. Ai então vc posta alguma coisa.ok? Abraços..ei tire a mão da minha carteira!

Anônimo disse...

Mestre Futeba...O Corinthians é rival do São Paulo sim. Vc é um babaca mesmo, vou tirar esse blog do ar. babacas

Unknown disse...

Ok Anônimo..ok.Para vc ficar mais calmo a sua senha é a 1.345.987...para a fila dos que querem e ambicionam ser Rival do São paulo. Ah, mais uma coisa, o Curinthinha entra atrás do XV de Jaú.

Andre Renato disse...

Caros,Leitores
Toda discussão é válida, esse é o principal motivo para existência de um blog.
No post foi mencionada a suposta "rivalidade" entre corintianos e são paulinos pois é aquela mais destacada na mídia em geral, mas destaco que diante da definição dessa palavra, podemos afirmar que nenhum clube brasileiro hoje tem os requisitos necessários para ser considerado um RIVAL do São Paulo Futebol Clube, pela sua estrutura, titulos, elenco de profissionais, etc. Uma pena que os clubes brasileiros deixem tanto a desejar, talvez nos próximo anos tenhamos condições de oferecer em todos os clubes, a estrutura e o profissionalismo que hoje o clube possui.
Abs.

Anônimo disse...

Este anônimo tem o CUrintia roxo de tanto levar SãoPAUlada.
Estou sempre tomando umas no Santo Paulo Bar, soube que o CUrintia também vai fazer um, já tem até camiseta, opa, camiseta de curintianus é abadá de traveco, com os seguintes dizeres:
"venha tomar no CUrintia bar, até ficar roxo"
"você já tomou no CUrintia hoje"
"curintianus que é curintianus só toma no CUrintia"
"quem toma no CUrintia bar, tem direito a uma linguiça perdigão no CUrintia até ficar roxo"
"merda é a única coisa que sai do CUrintia"

Anônimo disse...

bambis só digo uma coisa pra voçês, não importa o que voçês ou qualquer outros torcedores de qualquer outro time digam, CORINTHIANOS e jogadores do CORINTHIANS sabem q o CORINTHIANS é o maior de todos os clubes, e o mais invejado por isso, o CORINTHIANS tem a mais fiel e maior torçida do mundo (antes era a do flamengo mais nós já passamos deles) e tudo o q voçês falam de nós é pura inveja !
e se o CORINTHIANS não fosse um rival a altura do são paulo não teria derrotado o mesmo todas as vezes q nos confrontamos esse ano ! ! !
otários nada do que voçês digam vai diminuir o amor q nós CORINTHIANOS sentimos pelo nosso time, e sim vai aumentar a vontade de continuar sempre vencendo voçês nos confrontos ! ! !
e antes que eu me esqueça "são paulinos são todos bambis" !

Anônimo disse...

ASIOASOIOSAIOSAOIASIOSAIOASOISA esse ano os bambis não ganharam uma do TIMÃO, pow perae, se toca vocês MUAMAUAMUAMAU, ainda estão achando que vai ganhar esse ano? :/ poxa, tô rindo .. quero que essa torcida de bambis se foda, e tente ganhar esse ano do Corinthians.. (:

Obrigada desde já.

Postar um comentário